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PARTE I – MARCO SITUACIONAL



Quantidade de Profissionais em Cada Setor e Formação dos Profissionais

Neste Estabelecimento de Ensino a Direção e Direção Auxiliar é 100% composta por professores concursados e a Equipe Pedagógica composta por 3 professoras pedagogas concursadas. Temos um quadro de 71 Docentes, sendo: 66% são concursados e lotados, 7% são professores concursados e assumiram aulas extraordinárias neste Estabelecimento de Ensino e 27% são contratados pelo processo seletivo simplificado – PSS. Os Agentes Educacionais I formam um quadro de 12 funcionárias, sendo: 33% concursadas, 12% regidos pela Constituição das Leis Trabalhistas – CLT, 25% contratados pelo Processo Seletivo Simplificado – PSS e 25% contratados pelo Paraná Educação – Serviço Social Autônomo. Os Agentes Educacionais II formam um quadro de 10 funcionárias, 100% contratadas por concurso público e com carga horária de 40h cada uma.

Quantidade de Alunos

Este Estabelecimento de Ensino possui 1.740 alunos, sendo 443 no EJA (Ensino Fundamental – Fase II e Ensino Médio) o qual funciona no período noturno e 1.297 do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries), divididos da seguinte forma:


  • Período Matutino:

Série

5ª Série

6ª Série

7ª Série

8ª Série

Total

Nº de turmas

5

5

5

4

19 turmas

Total de alunos

176

132

174

140

622 alunos

  • Período Vespertino:

Série

5ª Série

6ª Série

7ª Série

8ª Série

Total

Nº de turmas

6

5

4

3

18 turmas

Total de alunos

158

164

101

92

515 alunos


  • Período Noturno:

Série

6ª Série

7ª Série

8ª Série

Total

Nº de turmas

1

1

1

3 turmas

Total de alunos

23

33

32

88 alunos


Dados do Desempenho Acadêmico

Ensino Fundamental (5ª a 8ª Séries)


INDICADORES

ANO: 2008

ENSINO FUNDAMENTAL

5ª SÉRIE

6ª SÉRIE

7ª SÉRIE

8ª SÉRIE

GERAL

Taxa de Aprovação

284

251

246

198

979

Taxa de Reprovação

73

46

30

22

171

Taxa de Abandono

09

10

23

24

66

Disciplina com maior índice de reprova

Inglês

Matemática

Matemática

Geografia

---

Fonte: Livro de Resultados Finais, Livro Registro de Classe, Atas do Conselho de Classe.


INDICADORES

ANO: 2009

ENSINO FUNDAMENTAL

5ª SÉRIE

6ª SÉRIE

7ª SÉRIE

8ª SÉRIE

GERAL

Taxa de Aprovação

320

293

247

230

1090

Taxa de Reprovação

44

35

19

18

116

Taxa de Abandono

01

11

17

09

38

Disciplina com maior índice de reprova

Língua Portuguesa

Matemática

Matemática

Matemática

----

Fonte: Livro de Resultados Finais, Livro Registro de Classe, Atas do Conselho de Classe


INDICADORES

IDEB 2007

IDEB 2009

Projeção para 2011

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

35

40

40

Fonte: MEC

EJA (Ensino Fundamental – Fase II e Ensino Médio)


INDICADORES

ANO: 2009

EJA

ENSINO FUNDAMENTAL – FASE II

ENSINO MÉDIO – EJA

Taxa de Conclusão

38

36

Fonte: Relatório final do ano de 2009.


Classificação, Promoção e Dependência – Regime de Progressão Parcial

A classificação no Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e EJA (Ensino Fundamental – Fase II e Ensino Médio) é o procedimento que o Estabelecimento de Ensino adota para posicionar o aluno na série compatível com a idade, experiência e desenvolvimento adquiridos por meios formais ou informais, podendo ser realizada:

I – por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série anterior, na própria escola;

II – por transferência, para os alunos procedentes de outras escolas, do país ou do exterior, considerando a classificação da escola de origem;

III – independentemente da escolarização anterior, mediante avaliação para posicionar o aluno na série, compatível ao seu grau de desenvolvimento e experiência, adquiridos por meios formais ou informais.

A classificação tem caráter pedagógico centrado na aprendizagem, e exige as seguintes ações para resguardar os direitos dos alunos, das escolas e dos profissionais:

I – organizar comissão formada por docentes, pedagogos e direção da escola para efetivar o processo;

II – proceder avaliação diagnóstica, documentada pelo professor ou equipe pedagógica;

III – comunicar o aluno e/ou responsável a respeito do processo a ser iniciado, para obter o respectivo consentimento;

IV – arquivar Atas, provas, trabalhos ou outros instrumentos utilizados;

V – registrar os resultados no Histórico Escolar do aluno.

Ensino Fundamental (5ª a 8ª Séries)

Na promoção ou certificação de conclusão, para os anos finais do Ensino Fundamental, a média final mínima exigida é de 6,0 (seis vírgula zero), observando a frequência mínima exigida por lei. Ou seja, os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, que apresentarem frequência mínima de 75% do total de horas letivas e média anual igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero) em cada disciplina, serão considerados aprovados ao final do ano letivo.

No entanto, os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental serão considerados retidos ao final do ano letivo quando apresentarem:

I – Frequência inferior a 75% do total de horas letivas, independentemente do aproveitamento escolar;

II – Frequência superior a 75% do total de horas letivas e média inferior a 6,0 (seis vírgula zero) em cada disciplina.

A disciplina de Ensino Religioso não se constitui em objeto de retenção do aluno, não tendo registro de notas na documentação escolar.


EJA (Ensino Fundamental – Fase II e Ensino Médio)

O processo de classificação na modalidade EJA poderá posicionar o aluno, para matrícula na disciplina, em 25%, 50%, 75% ou 100% da carga horária total de cada disciplina do Ensino Fundamental – Fase II e, no Ensino Médio, em 25%, 50%, 75% da carga horária total de cada disciplina.

Do total de carga horária restante a ser cursada na disciplina, na qual o aluno foi classificado, é obrigatória a frequência de 75% na organização coletiva e de 100% na organização individual.

Na classificação com êxito, em 100% do total da carga horária, em todas as disciplinas do Ensino Fundamental – Fase II, o aluno está apto à realizar matrícula inicial no Ensino Médio.

O aluno, após o processo de classificação nas disciplinas do Ensino Fundamental – Fase II e Ensino Médio, de acordo com o percentual de carga horária avançada, terá as seguintes quantidades de registros de notas:

I – Língua Portuguesa, Matemática e Língua Portuguesa e Literatura, o aluno classificado com:

a) 25%, deverá ter 4 (quatro) registros de notas;

b) 50%, deverá ter 3 (três) registros de notas;

c) 75%, deverá ter 2 (dois) registros de notas;

d) 100%, no Ensino Fundamental - Fase II, concluirá a disciplina.

II – Geografia, História, Ciências Naturais, Língua Estrangeira Moderna, Química, Física e Biologia, o aluno classificado com:

a) 25%, deverá ter 3 (três) registros de notas;

b) 50%, deverá ter 2 (dois) registros de notas;

c) 75%, deverá ter 1 (um) registro de notas;

d) 100%, no Ensino Fundamental - Fase II, concluirá a disciplina.

III – Artes, Arte, Filosofia, Sociologia, Educação Física, o aluno classificado com:

a) 25%, deverá ter 2 (dois) registros de notas;

b) 50%, deverá ter 1 (um) registro de notas;

c) 75%, deverá ter 1 (um) registro de notas;

d) 100%, no Ensino Fundamental – Fase II, concluirá a disciplina.

Para a promoção ou certificação de conclusão, para os anos finais do Ensino Fundamental – Fase II e Ensino Médio, a média final mínima exigida é de 6,0 (seis vírgula zero), observando a frequência mínima, ou seja, 75% do total da carga horária de cada disciplina na organização coletiva e 100% na organização individual.

A disciplina de Ensino Religioso não se constitui em objeto de retenção do aluno, não tendo registro de notas na documentação escolar.

Na modalidade EJA o aluno que optar por frequentar as aulas de Ensino Religioso, terá carga horária da disciplina incluída no total da carga horária do curso.

Características da Comunidade


O Estabelecimento de Ensino conta com um grande número de alunos de diferentes condições sociais, culturais e econômicas, um grupo de alunos bem variado também com relação à idade, pois esta é a única escola de 5ª a 8ª séries e EJA do município.

Aproximadamente 90% de nossos alunos residem na zona urbana da cidade e aproximadamente 10% residem na zona rural.

Nossa comunidade escolar é caracterizada, em sua maioria, por famílias advindas da classe média-baixa, muitos deles são filhos de funcionários da Usina de cana-de-açúcar e álcool, existente em nosso município, além dos filhos onde os pais trabalham em confecções do município.

Nosso município é caracterizado como em dos que apresentam um médio índice de desenvolvimento humano (IDH).

A participação dos pais na nossa escola é ainda uma meta a ser aprimorada pela nossa instituição, embora a maioria participa das reuniões destinadas a discussões sobre interesse geral ou quando se trata exclusivamente de questões pedagógicas sobre o rendimento escolar dos filhos, dentre outros assuntos.

A faixa etária dos alunos atendidos por este estabelecimento de ensino varia de 10 a 70 anos de idade, dentre eles temos alunos casados que cursam o ensino médio, na modalidade EJA e uma minoria de alunos fora da faixa etária cursando o ensino Fundamental.

Dentre os alunos atendidos pelo Colégio Estadual 11 de Abril – Ensino Fundamental e Médio encontram-se educandos com necessidades educacionais especiais. Entre as necessidades educacionais especiais cita-se: deficiência mental, deficiência motora, dificuldades e distúrbios de aprendizagem, deficiência visual e deficiência auditiva.

De acordo com a Deliberação 02/03 aprovada em 02/06/2003, a estes educandos é oferecido, em qualquer nível ou modalidade, o atendimento com professor especializado seja em Sala de Recursos, onde os mesmos são atendidos obedecendo um cronograma semanal em período contrário ao da sala regular, esse atendimento é oferecido de forma individual obedecendo às necessidades de cada caso, ou por um professor de apoio permanente.







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